
Dor Ciática
PARA DOR LOMBAR ACOMPANHADA DE DOR CIÁTICA:
Tratamento inicial deverá ser médico e bem específico:
-Infiltrações de medicamentos nas estruturas lesionadas e próximo às raízes geradoras da dor: procedimento utilizado como divisor de condutas em pacientes que não apresentam melhora em 3 semanas: são procedimentos realizados por médicos devidamente treinados, e em ambiente hospitalar, sob anestesia do tipo sedação, com visualização por exames de imagem ( Radioscopia ou Ultrassom).
Não há como realizar tal infiltração em consultórios e muito menos sem visualização das estruturas a serem tratadas. São injetados medicamentos que também são escolhidos em função do caso, idade e outras doenças inerentes de cada paciente.
PARA DOR CIÁTICA ASSOCIADA A PERDA DE SENSIBILIDADE E/OU DE FORÇA EM PERNA E CLAUDICAÇÃO
(DIFICULDADE PARA ANDAR):
Nestas situações poderá estar indicado um tratamento cirúrgico:
1-Eletivo: hérnia discal e há uma relação forte entre as imagens e as queixas do paciente, sem melhora com outros tratamentos.
2-Em regime de urgência relativa: quando ocorreu falha do tratamento conservador e da infiltração realizada em um período de 4 semanas, ou antes disso, se registrada piora da perda sensitiva ou motora ou incapacidade física grande pela dor;
3- Imediata: Na vigência de sintomas de anestesia perineal, perda de controle urinário ou fecal
PROCURE UM PROFISSIONAL CAPACITADO. ESTA DECISÃO DE “SE” e “QUANDO” REALIZAR A CIRURGIA É IMPORTANTÍSSIMA, POIS SÃO DOENÇAS GRAVES E COM RISCO DE SEQUELAS MUITAS VEZES IRREVERSÍVEIS UNICAMENTE PELA DEMORA NUMA DECISÃO ACERTADA PARA SUA RESOLUÇÃO.
A intervenção cirúrgica é mandatória, pois estes sintomas denotam uma gravidade maior e são passíveis de não apresentarem recuperação meramente pela demora na realização da cirurgia.