
Saúde e Prevenção
SAÚDE E PREVENÇÃO
A exemplo de todos os cuidados necessários a não se adquirir qualquer doença, os cuidados com a coluna vertebral são extremamente necessários. Estatísticas mundiais mostram incidência de dores lombares beirando os 80% da população, o que é um número enorme de pessoas em todo o mundo, de qualquer etnia ou país, e com qualquer hábito de vida ou de trabalho, bem como qualquer idade.
Toda medida que se tomar no intuito de diagnosticar de maneira precoce qualquer situação de saúde osteoarticular é bem-vinda, e a prevenção sempre foi e sempre será a melhor estratégia de saúde.
Tudo parte de um uma observação clínica, de um diagnóstico e da experiência da equipe médica especializada, em qualquer área de atuação.
O médico ortopedista com especialização em cirurgia de coluna é o profissional capacitado ao diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças que estatisticamente mais afetam a população, daí a sua importância num problema de saúde pública chamado lombalgia: segunda maior causa de atendimentos de urgência em todo o mundo, porém ainda carente de diagnóstico e de medidas objetivas na maioria dos casos. Esse fato precisa ser mudado.
DIAGNÓSTICO
História clínica e exame físico sempre serão hábitos inerentes da profissão médica, e instrumentos de extrema valia.
Desde os primórdios da atividade médica sempre se buscou meios de otimizar essa atividade e a tecnologia trouxe e vem sempre trazendo capacidades ao médico que hoje são ferramentas imprescindíveis .
Os principais exames utilizados na prática do cirurgião de coluna serão listados abaixo com uma análise objetiva das indicações, objetivos e limitações de cada uma, a serem escolhidos em função da necessidade apresentada pela situação.