
Coluna Vertebral
A coluna vertebral é o eixo principal do corpo. Responsável pelo equilíbrio, pelo alinhamento e pela sustentação, é também o foco da maioria das dores registradas em consultórios de Ortopedia e Serviços de atendimento de urgência por todo o mundo.
Seja por causas traumáticas , congênitas ou mesmo degenerativas, a coluna vertebral é um capítulo a parte da Ortopedia e merece a devida atenção, estudo , diagnóstico e tratamento, objetivos principais da minha busca por conhecimento na área e que me conduziu a minha atividade profissional diária e atenção principal.
Convido você que é meu paciente e a todos que desejam entender mais sobre esse tão importante problema de saúde a terem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a anatomia, a fisiologia e as enfermidades mais prevalentes que acometem esse sistema corporal tão complexo e por demais necessário para as nossas vidas.
Redijo a partir de hoje o texto desse site com a mesma intenção de quem escreve um livro, com o mesmo objetivo de quem ensina, com a gratidão por quem me ensinou e com a mesma curiosidade diária de todo ser humano.
A maioria das doenças da coluna são de natureza degenerativa. “Degeneração” é um termo muitas vezes mal utilizado e parece refletir situações de gravidade maior do que realmente são.
Desgaste é uma situação comum de tudo que é utilizado e que sofre com os efeitos do tempo. E isso se aplica a nós também.
ANATOMIA
Basicamente a coluna Vertebral é dividida em 3 partes: Cervical Torácica (ou Dorsal) e lombar.
São 7 vértebras cervicais, 12 torácicas e 5 lombares, além do sacro( osso formado por 5 vértebras fundidas) e o coccix( que nada mais é do que um resquício embrionário da cauda de outros animais vertebrados que, por questões de evolução, passamos a não mais possuir).
Entre as vértebras temos discos de cartilagens, unidos por ligamentos, alinhados por músculos e , por dentro de todo esses sistema, o canal medular, túnel por onde passam medula espinhal e nervos, um sistema muito bem formado , com mobilidade suficiente para nos permitir locomoção e movimentos complexos, ao mesmo tempo em que protegem estruturas nobres em seu interior.
Uma coluna vertebral humana normal apresenta três curvas naturais:
A existência e a manutenção dessas curvaturas é de suma importância no equilíbrio de que precisamos para nossas atividades e, em função da existência delas, várias atividades de prevenção, diagnósticos e tratamentos dependem da boa harmonia entre estas 3 curvaturas.